• Notícias

MEMÓRIAS DO FUTURO 2013

A Fundação Telefônica / VIVO prorrogou o patrocínio ao projeto Memórias do Futuro para o primeiro semestre de 2013. A nova fase da ação irá aprofundar as pesquisas e elaborar metodologias de aplicação da Cultura da Infância e da arte em espaços educativos formais e não-formais. Um grupo de 20 educadores do MS irá participar do projeto. Saiba mais.

Entre dezembro 2012 e fevereiro 2013, o Memórias do Futuro irá selecionar 20 educadores para participar de um grupo de pesquisa e prática para integrar a tecnologia e a Cultura da Infância no dia a dia das escolas e espaços educativos alternativos.

Nesta fase do projeto estão previstas oficinas que envolvem sensibilzação para a Cultura da Infância, técnica e prática para produção de conteúdo com tecnologia móvel, planejamento coletivo das práticas a serem aplicadas pelos educadores, elaboração de uma ferramenta on line para auxílio a elaboração da aulas criativas, registro, avaliação e publicação das experiências na rede, distribuição de DVDs com conteúdos educativos para escolas do MS, apresentações da Caravana Tecnobrincante, entre outras acões.

O Projeto Memórias do Futuro investe na ideia da memória e da identidade cultural da infância como fonte de inspiração ao uso criativo das tecnologias, a valorização e auto-estima do docente e a concepção de ambientes educativos mais saudáveis e produtivos. Em 2013 o projeto irá alimentar uma grande rede de instituições interessadas na troca destas experiências e promover diversas ações coletivas em favor da infância.

 

O projeto também conta com outros importantes apoios institucionais, como: Aliança pela Infância, Casa das Cinco Pedrinhas, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, UFMS, Instituto ACAIA Pantanal, Instituto do Homem Pantaneiro, OMEP - Organização Mundial de Educação Pré- Escolar - Rede Nacional pela Primeira Infância, além de 8 pontos de cultura colaboradores nas cidades de Amambai, Corumbá e Campo Grande.

A primeira etapa do projeto, realizada ao longo do ano de 2012, preparou vinte jovens para pesquisar, registrar e promover as manifestações da cultura da infância no Mato Grosso do Sul. Foram realizadas 60 horas de oficinas envolvendo profissionais reconhecidos nacionalmente, como: Lydia Hortélio, Gandhy Piorsky, Igor Amim, Vinícius Cabral, entre outros.

Os jovens pesquisadores/brincantes produziram mais de 70 vídeos, em uma ação inédita, que ilustra o imaginário da infância no estado, servindo de repertório e estudo para educadores, pesquisadores, pais e crianças através do portal: www.memoriasdofuturo.com.br

Os resultados do projeto também foram apresentados presencialmente em 20 comunidades do MS durante a “Caravana Tecnobrincante”, levando a integração das brincadeiras tradicionais com as tecnologias móveis e promovendo o aprendizado e o intercâmbio da Cultura da Infância em diferentes níveis. Assista ao vídeo da caravana no link: http://www.memoriasdofuturo.com.br/videoaberto/191

 

 


Fonte: Alexandre Basso

Copyright © 2020 MEMÓRIAS DO FUTURO - Todos os direitos reservados.