• Notícias

Caravana Tecnobrincante: baú de memórias

Cada uma das 19 apresentações da Caravana Tecnobrincante sua particularidade, demonstrando a necessidade de preservação da riqueza cultural dos povos que compõem o Mato Grosso do Sul.

 


No encerramento da primeira fase do projeto Memórias do Futuro, a Caravana Tecnobrincante já deixa saudades em adultos, jovens e crianças. Cada uma das 19 apresentações teve sua particularidade, demonstrando a necessidade de preservação da riqueza cultural dos povos que compõem o Mato Grosso do Sul.

“O Memórias do Futuro é uma ação que inspira as pessoas a cuidarem e, principalmente vivenciarem a infância. Durante esta primeira etapa, o que absorvi de mais intenso, foi perceber de forma muito sensível o quanto as crianças possuem para nos ensinar e o quanto nós, os adultos, precisamos estar atentos para ouvi-las e cuidá-las”, avalia a diretora e coordenadora pedagógica do projeto, Lia Mattos.

Para Lia, cada apresentação se fez especial, uma vez que cada comunidade possui suas próprias características e sutilezas. Ela destaca a excursão à Aldeia Amambai, pelo “universo cultural e sabedoria tradicional transmitidas pelas brincadeiras, que ressaltam o uso de elementos da natureza, as danças e cantos sagrados e o trabalho com a terra”.  

Aniversário da Capital Morena - Para celebrar o 113º aniversário da Capital, o projeto Memórias do Futuro lançou em seu portal virtual o quadro “Campo Grande da Minha Infância”, com depoimentos em vídeo de personalidades do MS sobre suas lembranças infantis tendo a Cidade Morena como cenário.

O primeiro filme teve a participação do jornalista, turismólogo, pesquisador e escritor Edson Contar, que produziu dezenas de obras exaltando a cultura, as riquezas e os encantos naturais do Pantanal. Além de todas as atividades já realizadas pela trupe brincante, a Caravana levou o vídeo para suas apresentações finais no Museu Antônio Pereira, Orla Morena, Horto Florestal e Espaço Imaginário.

Crianças precisam de infância, diz jovem participante da Caravana

Com uma voz poderosa, jeito de menina e maturidade nas palavras, Lilian Maira, a “Lilian Caramuja” participou de grande parte das apresentações da Caravana Tecnobrincante do projeto Memórias do Futuro. Com seu inseparável violão, ao se juntar à trupe, a brincante pode interagir com as crianças durante as apresentações, percebendo o mundo lúdico e fascinante existente em cada uma delas.

“As crianças precisam de infância. Jovens e adultos estão precisando de simplicidade para olhar e perceber as crianças. A caravana deu aos expectadores a real dimensão da importância e do direito de brincar”, sentencia. Para Lilian, a exposição multimídia se destaca por ajudar a promover o estreitamento das relações familiares. “Durante a apresentação na Orla Morena, por exemplo, os pais ficavam sentados, apenas observando. Então perguntei a eles qual teria sido a última vez que haviam brincado com seus filhos. A partir daí eles entraram na roda e experimentaram aquele momento”, relembra.  

Ela destaca ainda a atuação do Memórias do Futuro enquanto projeto que busca a valorização da cultura e dos direitos da infância. “Brincar é tão importante que é um direito garantido pelo ECA [Estatuto da Criança e do Adolescente]. A Caravana conseguiu demonstrar o porquê desse direito”.

Caravana Tecnobrincante se apresenta durante mês das crianças

Durante um mês, a trupe brincante do projeto Memórias do Futuro levou a alegria e sabedoria próprias da infância a comunidades de Amambai, Corumbá e Campo Grande, através da Caravana Tecnobrincante. Para o público já saudoso ou que não pôde participar dessa experiência, uma grande novidade!

Em outubro, celebrando de forma especial o mês das crianças, a exposição multimídia será montada no Espaço Imaginário, apresentando a produção audiovisual resultante da investigação de 20 jovens sobre brincadeiras de várias gerações em oito diferentes comunidades no Estado.

A Caravana será aberta à visitação de escolas e grupos, mediante agendamento. “O Memórias do Futuro é uma ação contínua e não encerra neste primeiro ciclo. Ainda há muito a ser desenvolvido pelo nosso núcleo de arte-educação e tecnologia. Esse é apenas o início de uma bela caminhada. Estamos desenvolvendo oficinas para educadores a fim de potencializar a ferramenta educativa que é o nosso portal virtual”, explica a diretora e coordenadora pedagógica do projeto, Lia Mattos.

O Espaço Imaginário fica na Rua Ingazeira, 190 - Bairro Vivendas do Bosque, em Campo Grande. Informações e agendamentos poderão ser obtidos a partir do dia 17 de semtembro, pelo telefone 67 9979-9796, com Alexandre Basso ou 67 9979-6227, com Lia Mattos. O projeto Memórias do Futuro é realizado pelo Espaço Imaginário e Pontão de Cultura Guaikuru, com patrocínio da Fundação Telefônica Vivo. Apoio: Fundação de Cultura de MS, OMEP/BR/MS, Fundação Manoel de Barros, Instituto Acaia, Instituto Homem Pantaneiro.


 


Copyright © 2020 MEMÓRIAS DO FUTURO - Todos os direitos reservados.