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Brincar está entre os princípios da Educação Online, aponta especialistas.

A brincadeira ajuda a desenvolver características importantes para educação online

A brincadeira como forma de estimula da criatividade e imaginação contribui para educação. (Foto: Everson Tavares)
A brincadeira como forma de estimula da criatividade e imaginação contribui para educação. (Foto: Everson Tavares)


Um grupo formado por 12 especialistas em educação online do mundo se reuniu para elaborar uma Declaração de Princípios e Direitos da Educação On-line, dentre eles Sebastian Thrun, da Udacity, e Betsy Corcoran, cofundadora do Edsurge. O grupo se debruçou por mais de um mês para definir os limites éticos do ensino virtual, até onde se pode ir e que valores respeitar. Entre os princípios básico da educação online, os especialistas defendem o brincar. Segundo o documento a educalção online “deve inspirar o inesperado, a experimentação, questionamento e - em outras palavras, incentivar a brincadeira”

Agora eles convidam os interessados no tema a contribuir com o refinamento da declaração. As pessoas podem participar na própria plataforma ou via Twitter usando a hashtag #learnersrights.

“Acreditamos que os cursos on-line podem criar oportunidades de aprendizado significativas e em escala (…). Estamos cientes do quanto ainda não sabemos: que ainda teremos que explorar todo o potencial pedagógico do aprendizado on-line, o quanto isso pode mudar a forma com ensinamos, aprendemos e nos conectamos”, disseram os autores no preâmbulo do documento.

O documento oficial está no site da  EdSurge (em inglês), e tem 9 direitos e 10 princípios da educação no contexto virtual. Mas o Memórias do Futuro, traduziu os princípios, que você confere a seguir:

Princípios


A seguir, estão os princípios aos quais deve-se aspirar para melhorar a Educação Online. Segundo a Edsurge, criadora do documento, o mérito de cursos específicos, programas ou iniciativas podem ser melhor julgadas conforme a aderência a estes princípios. Eles querem “encorajar estudantes e professores a buscar e criar espaços de educação digital que seguem e incorporá-los”

Contribuição Global

Educação online deveria se originar de qualquer lugar do mundo, não apenas de países avançados tecnologicamente, como os EUA. Os melhores cursos serão globais em design e contribuição, oferecendo perspectivas múltiplas e multi-nacionais. Deveria maximizar oportunidades para estudantes de países diferente colaborarem entre si, para contribuir para com conhecimento e histórias locais e para aprender outros métodos, assuntos, valores, conhecimentos e pontos de vista.

Valores
A função da educação é permitir ao estudante se preparar para enfrentar desafios e necessidades da vida e do trabalho. A educação online pode servir como um veículo para o desenvolvimento de habilidades, reciclagem ou perícias do mercado. Também pode proporcionar alto-capacitação, trabalho em equipe, desafios intelectuais ou brincadeiras. Tudo isso é valido. Os melhores programas educacionais devem mostrar claramente em qual contexto potencial eles tem valor.

Flexibilidade

Estudantes devem ter diversas opções potenciais de educação, não apenas um réplica digital do escola convencional. Os melhores programas de educação online não podem ser simples espelhos de formas de ensino existentes atualmente, mas oferecer um campo de flexibilidade e oportunidades de aprendizado que aproprie das ferramentas digitais e da pedagogia para ampliar horizontes. Assim, melhorar as necessidades e os interesses educacionais do século 21. A ideia é que sugiram e apoiem novas formas de investigação inter e transdiciplinar independentes de antigos gatekeeprs como a acadêmia e as instituições de certificação, o tempo de grau de medição e etc.

Ensino híbrido

Livre do tempo e espaço, a educação online deve ser conectada à múltiplos espaços ao redor do mundo e não exclusivamente ao mundo digital. Isso pdoe acontecer a partir de cursos profissionalizantes ou estágios, formas de aplicação no mundo real do conjunto de problematizações online.


Persistência

Aprender é emergente, uma busca ao longo da vida, não relegados para as paredes de tijolos de uma instituição ou a uma estreita janela de tempo durante a vida, não tem ponto final específico. As divisões artificiais de brincadeira, trabalho e educação deixa de ser relevante no século 21. A aprendizagem começa em um playground e continua perpetuamente em outros playgrounds, espaços de trabalho individuais e comunidade de compartilhamento emuito mais.

Inovação

Técnica e inovação pedagógica devem ser a marca dos melhores ambientes de aprendizagem. Uma grande variedade de abordagens pedagógicas, ferramentas de aprendizagem, métodos e práticas devem apoiar os diversos modos de aprendizagem dos alunos. Aprendizagem on-line deve ser flexível, dinâmica e individualizada, em vez de enlatados ou padronizada. Um tamanho ou abordagem não serve para todos.

A avaliação formativa

Os alunos devem ter a oportunidade de rever e reaprender até atingir o nível de domínio que eles desejam em um assunto ou uma habilidade. Programas de aprendizagem online ou iniciativas devem se esforçar para transformar a avaliação em um rico sistema de feedback aluno-orientador, onde os alunos estão constantemente a receber informação destinada a orientar seus caminhos de aprendizagem. Da mesma forma, os instrutores devem usar esse feedback para melhorar suas práticas de ensino. Avaliação só é útil na medida em que ajuda a promover uma cultura de sucesso e prazer em aprender.

Experimentação

Experimentação deve ser um benefício de aprendizagem online. Os alunos deverão ser capazes de experimentar um curso e deixá-lo sem incorrer em rótulos pejorativos, tais como insuficiência (para o estudante ou a instituição que oferece o curso). Através da discussão aberta dos pontos fortes e fracos dos programas, a indústria deve desenvolver guias de avaliação para ajudar os alunos escolher o aprendizado online que melhor se adapta às suas necessidades.

Cidadania

Os cursos devem incentivar a interação e colaboração entre os alunos onde quer que melhore a experiência de aprendizagem. Tais programas devem incentivar as contribuições de estudantes de conteúdo, perspectivas, métodos, refletindo suas próprias perspectivas culturais e individuais. Programas de aprendizagem on-line ou iniciativas têm a responsabilidade de compartilhar essas contribuições em uma atmosfera de integridade e respeito. Os alunos têm o direito ea responsabilidade de promover e participar de generoso, de comunicação, tipo construtivo dentro do seu ambiente de aprendizagem.


Brincadeira

Educação online aberta deve inspirar o inesperado, a experimentação, questionamento e - em outras palavras, incentivar a brincadeira. Brincar nos permite fazer coisas experiências familiares, aperfeiçoar novas habilidades, a experiência com movimentos e crucialmente para abraçar a mudança - uma disposição-chave para o sucesso no século 21. Devemos cultivar a imaginação e as disposições do questionador, mexer e se conectar. Devemos lembrar que o melhor aprendizado, acima de tudo, concede o dom da curiosidade, a maravilha de realização, e a paixão de conhecer e aprender ainda mais.


*com informação do Porvir.org

 


Fonte: Memórias do Futuro

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